Alguns partidos já deixaram claro que pretendem formar blocos partidários, para a próxima legislatura, na Assembleia Legislativa cearense. Os tucanos estudam se unir ao DEM e talvez ao PR. Já o deputado eleito Tim Gomes, quer juntar seu PHS com demais siglas que elegeram para o Legislativo estadual de um a dois deputados. Na semana passada, deputados do PT afirmaram que pretendem conversar com o PSB a possibilidade de manter o bloco PT, PSB, PMDB, agregando ainda o PRB.
Até o momento nada foi definido. No caso dos deputados governistas, por enquanto, não se pode afirmar como vai ficar a definição das bancadas na Assembleia Legislativa, já que o governador Cid Gomes não anunciou o seu secretariado, que deve ser formado por alguns deputados eleitos.
Da lista dos parlamentares que assumirão cadeira na Casa, a partir do dia 1º de fevereiro, a maioria está ligado direta ou indiretamente, às legendas que ajudaram na eleição do governador Cid Gomes.
Caso PT, PSB e PMDB se mantenham unidos, trazendo para seu blocão o PRB, pela atual formação dos eleitos, serão 20 parlamentares juntos em um mesmo bloco partidário.
Somente o PSB elegeu 11 representantes, a maior bancada da Casa. O PT renovou seus deputados estaduais e garantiu quatro eleitos. Já o PMDB diminuiu o número de seus eleitos e conquistou três cadeiras na Casa, enquanto o PR elegeu dois representantes.
Pequenos
No caso da oposição, os tucanos serão a segunda maior bancada da Assembleia, com oito deputados. Já o DEM elegeu apenas um representante, o deputado Idemar Citó, enquanto o PR conquistou duas vagas com Fernanda Pessoa e Leonardo Pinheiro.
O bloco que está sendo articulado por Tin Gomes, conta com a opção de união entre vários partidos que não conseguiram eleger mais do que dois deputados para o Legislativo cearense. Tin Gomes já deixou claro que sua intenção é integrar esses partidos para que eles, juntos, consigam conquistar alguns espaços na Casa, que sozinhos, provavelmente não conseguiriam, como cargos na Mesa Diretora e nas Comissões.
Ao todo, são 10 partidos que conquistaram, no máximo, duas cadeiras na Casa e que não estão cotados para participar nem do bloco formado pelos partidos do Governo, nem do bloco que a oposição pretende formar. São eles: PV, PSDC, PTN, PRP, PSL, PHS, PTB, PMN, PTdoB e PCdoB.
Mudanças no Regimento Interno da Assembleia, aprovadas antes do recesso parlamentar, inibem a formação de blocos, mas isso não intimidou a vontade de alguns em unir os partidos. Para Tin Gomes, essas alterações são bem vindas.
Dentre as modificações no Regimento está o acréscimo de mais um parágrafo ao artigo 21, determinando a perda do cargo na Mesa Diretora caso o bloco partidário por meio do qual o candidato alcançou a vaga, seja "dissolvido".
Os deputados eleitos pelo PSB, PT, PMBD e PRB somam ao todo, mais de 1,2 milhão de votos, mais da metade dos votos depositados nas urnas que elegeram os representantes do PSDB, PR e DEM, um pouco menos de 550 mil. Já os demais partidos acima citados, juntos, conquistaram dos eleitores mais de 310 mil votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário